Salgadinhos, chocolates, lanches, batata frita… Para muita gente, é difícil resistir a essas guloseimas que rondam nosso agitado dia a dia. Uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo, em Ontário, no Canadá – publicada na revistaPsychosomatic Medicine –, apresenta uma solução simples para conter a vontade de comer junk food: atividade física aeróbica!
Os cientistas aproveitaram estudos mais antigos que apontavam que pessoas com o córtex dorsolateral pré-frontal (DLPFC) mais ativo têm mais autocontrole na hora de comer. Para testar, os pesquisadores resolveram criar o cenário contrário.
Uma espécie de bobina que realiza uma estimulação magnética transcraniana foi colocada no couro cabeludo de 21 mulheres para, temporariamente, diminuir a atividade cerebral no DLPFC – ou seja, fazendo com que elas estivessem mais propensas a querer comer besteiras.
Sempre que as participantes recebiam o estímulo, tinham mais desejo de comer e, além disso, ingeriram mais junk food – praticamente ignoraram as opções saudáveis e escolherem os alimentos mais calóricos – do que no teste seguinte, quando recebiam um impulso placebo, sem efeito algum.
O estudo concluiu que aumentar o estímulo no DLPFC poderia melhorar o controle na hora das refeições e, consequentemente, prevenir a obesidade e doenças como diabetes tipo 2.
A corrida e qualquer outra atividade aeróbica são excelentes para trabalhar essa região do cérebro – bem como dormir bem e evitar bebidas alcoólicas.
Procure sempre uma nutricionista com CRN, para ajuda na alimentação e prescrição de dietas ou cardápios.
Por: Olavo Guerra - São Paulo - 19/09/2014
site: http://www.suacorrida.com.br/sua-mente/corrida-pode-diminuir-desejo-de-junk-food/
Nenhum comentário:
Postar um comentário