terça-feira, 28 de abril de 2015

Treinamento de força para iniciantes – Musculação

Muito mais do que músculos tonificados e esculpidos, o treinamento de força também desenvolve um melhor corredor, ciclista, nadador ou, caso da pessoa não queira ser um atleta, fará dela uma pessoa melhor e mais saudável. Este aumento de massa muscular magra, resultado da musculação irá ajudar a melhorar o metabolismo do atleta. Lembrando que músculos gastam calorias em um ritmo muito mais elevado do que a gordura.


É de extrema importância para você que esta começando ou quer começar, qualquer tipo de atividade física, procurar a orientação de um profissional formado e especialista com experiência. O treinamento de força ou popularmente conhecido como musculação é uma forma de treinamento físico, que pode ser utilizada para fins:
Atléticos – através da melhora no desempenho e performance de atletas.
Estéticos – no desenvolvimento do volume e massa muscular e na diminuição do seu percentual de gordura corporal.
Saúde – auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, distrofias e ajudando e melhorando também nossas ações motoras do dia a dia, tais como a mobilidade, postura, equilíbrio, etc.

shutterstock_216686395
O aumento da força muscular que pode ser de potência, de resistência ou de força máxima.
Aumento do equilíbrio, aumento da velocidade, aumento da coordenação motora, aumento da agilidade, aumento da densidade mineral óssea, ajuda a prevenir os mais variados tipos de lesões, melhora do sistema cardiovascular, melhora do sistema endócrino, melhora da composição corporal, melhora o estresse fisiológico, diminui o perfil lipídico, ajuda a controlar a pressão arterial e a taxa metabólica de repouso.
Muito mais do que músculos tonificados e esculpidos, o treinamento de força também desenvolve um melhor corredor, ciclista, nadador ou, caso da pessoa não queira ser um atleta, fará dela uma pessoa melhor e mais saudável. Este aumento de massa muscular magra, resultado da musculação irá ajudar a melhorar o metabolismo do atleta. Lembrando que músculos gastam calorias em um ritmo muito mais elevado do que a gordura.
É importante que a pessoa não tenha pressa, não pule etapas, seja paciente assim ela irá usufruir de todos estes benefícios citados acima. No treinamento de força ou musculação indivíduos iniciantes, por motivos de pura impaciência, muitas vezes ficam tentados a usar alguns atalhos, e isto, pode ser perigoso.
Para quem está começando na musculação, ou quer começar, aqui estão algumas dicas úteis para iniciantes:

Definir uma meta

É importante que o atleta iniciante comece pelo básico do básico e vá aumentando gradualmente a intensidade de seus treinos. O nosso corpo nos diz quando estivermos preparado e pronto para aumentar os esforços.

Aprenda a realizar a execução correta dos exercícios

Ao iniciar um programa de treinamento, é muito importante aprender a forma adequada do movimento. Isto vai garantir que os exercícios que o praticante está fazendo serão eficazes e seguros, prevenindo lesões e aborrecimentos futuros. A melhor maneira é contratando um personal trainer, ou treinador pessoal, para os treinos iniciais, aonde ele irá programar e orientar seus treinos de forma única e individualizada, podendo focar nas áreas mais fracas. Caso isto não esteja dentro das atuais possibilidades financeiras, o instrutor responsável pela sala de musculação poderá ajudar e orientar no começo. Mas, normalmente, este profissional cuida do treino de 30, 50 ou mais alunos e será difícil ter  total atenção durante os treinos.

Treinamento de força é muito mais do que um par de halteres

Máquinas, aparelhos e halteres ou pesos de mão normalmente são fáceis de usar e podem fortalecer cada parte do seu corpo. Mas nada impede o praticante de utilizar outros artifícios para evitar a monotonia dos treinos como o peso do próprio corpo para alguns exercícios, pode usar kettlebells, bandas elásticas, medicine ball ou o sistema de treinamento TRX. Todas estas opções podem ser ótimas e divertidas, mas o carro chefe do treinamento de força sempre foi e sempre serão os pesos livres, barras e os halteres.

Treine seu corpo como um todo

Muito comum ver nas academias pessoas, focando apenas em algumas partes do corpo, e isto, até pode fazer algum sentido, por exemplo: Homens que não treinam membros inferiores ou mulheres que não treinam membros superiores. No treinamento de força, é importante trabalhar todos os grandes grupos musculares, inclusive aqueles que você acha que não precisa. Constantemente, dia após dia, semana após semana, focando o treinamento em apenas algumas áreas específicas, você irá criar desequilíbrios musculares e estruturais em seu corpo, o que pode resultar lesões e desalinhamentos posturais. Por exemplo, não há nada errado em mulheres concentrarem suas forças nos treinos de glúteos, coxas e abdominais. É importante o praticante não deixar de treinar costas, peito, braços e ombros. O praticante tem que lembrar sempre que seu corpo deve ser trabalhado e treinado como um todo. Periodizar o treinamento e dividir os treinos é importante sim, mas para os que estão começando e ainda aprendendo como treinar, o equilíbrio entre as partes treinadas é absolutamente bem vindo.

Mude sua rotina de treinamento de tempos em tempos

Assim que o praticante estiver seguro e confiante nos exercícios e movimentos básicos ele poderá acrescentar algumas variações e novidades a sua rotina, para manter seus músculos e mesmo motivado para seguir em frente.
Matéria publicada pelo site Running Health

sábado, 25 de abril de 2015

Porque não beber mais refrigerante

Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

refrimor2
A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.


Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET
Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.


**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos:

10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:

O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:

Empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas da OSTEOPOROSE.

60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.a tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.



*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*
Espero ter feito a minha contribuição a respeito de política de boa saúde.
Sucesso em sua próxima refeição ou lanche!

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett,
Faculdade de Educação Física da UFMT,
Mestrado da Nutrição da UFMT,
Laboratório de Aptidão Física e
Consultoria em Performance Humana e Estética.

Coca-Cola e Pepsi substituem o tóxico BVO por outro produto químico NOCIVO

refrimor5

Após uma campanha pública a Coca-cola cedeu e retirou o produto tóxico e potencialmente cancerígeno de suas bebidas. O que poucos sabem e o que a mídia parece ignorar é que o BVO foi substituído por outro produto tóxico, o isobutirato de acetato de sacarose (SAIB), que em estudos mostrou aumentar o tamanho do fígado e elevar a atividade da fosfatase alcalina. A Coca-Cola e a Pepsico já anunciaram que estão removendo o óleo vegetal bromado (BVO) de suas bebidas depois de uma campanha sustentada pela mídia social que protestou contra a prática. O óleo vegetal bromado é um retardante de chamas, e normalmente é feito a partir de derivados de milho ou soja geneticamente modificados ligados a um átomo de bromo.
Todos os átomos de bromo são disruptores endócrinos, como o flúor e o cloro (eles estão todos na mesma coluna na tabela de elementos). Eles também podem interferir na absorção de iodo pela tireoide, tecido mamário e tecido da próstata, causando deficiências nutricionais que podem promover o câncer. Se você andou bebendo Mountain Dew, Gatorade, Fanta ou outras bebidas similares feitos pela Coca-Cola ou Pepsi, você tem bebido óleo vegetal bromado. Na internet estão aplaudindo alto a remoção do BVO nestas bebidas, mas quase ninguém parece estar ciente de que eles estão substituindo-o por: isobutirato de acetato de sacarose.
A ideia de remover todas as substâncias químicas sintéticas de seus produtos, aparentemente, nunca ocorreu a Coca-Cola e a Pepsi. Seus produtos, não obstante, estão cheios de adoçantes artificiais e outros produtos químicos, e verifica-se que eles precisam usar produtos químicos emulsificantes para evitar que todos os seus ingredientes químicos se separem.
Então, agora eles estão se voltando para o isobutirato de acetato de sacarose (SAIB), uma substância química que todos nós esperamos ser mais segura do que o BVO. Mas um estudo publicado na revista Food and Chemical Toxicology descobriu que os cães alimentados com este produto químico mostraram fígados dilatados e função da enzima hepática alterada: (1)
Estudos preliminares de toxicidade de curto prazo do isobutirato de acetato de sacarose (SAIB) no cão demonstraram que a adição deste aditivo na dieta foi associado com um aumento do tamanho do fígado e atividade da fosfatase alcalina elevada sem qualquer evidência de alterações patológicas ...
O isobutirato de acetato de sacarose é produzido pela Eastman Chemical Company (2), a qual descreve a substância química como um "emulsificante ou agente de estabilizador de emulsões de para evitar a separação de óleos essenciais de citrinos. Também é usado como um fixador de perfume e para proporcionar resistência à transferência de batom."
Estudos científicos mostram que o Isobutirato de Acetato de Sacarose (SAIB), quando ingerido por seres humanos, é em grande parte exalado através da respiração, indicando que o produto químico entra na corrente sanguínea ao ser ingerido por via oral e, em seguida, faz o seu caminho para os pulmões. (3)
Se você bebe bebidas feitas em fábricas, você está ingerindo produtos químicos
Conclusão nesta história? Mesmo quando empresas como a Coca-Cola e a Pepsi são forçadas pela pressão pública a remover um produto químico tóxico em seus produtos, eles simplesmente o substituem por um outro produto químico sintético. De qualquer forma, você ainda está bebendo produtos químicos sintéticos.
O fato de que os consumidores bebem Gatorade é absolutamente um triste comentário sobre o declínio da civilização moderna e o estado horrível do tóxico suprimento alimentar. Em vez bebidas frescas, sucos naturais que fornecem nutrientes à base de plantas, milhões de pessoas bebem sintéticos, bebidas esportivas artificiais feitas em fábrica cheios de produtos químicos sintéticos e corantes artificiais. E apenas quando o público levanta preocupações sobre um ingrediente tóxico que os fabricantes fazem alguma alteração. Mas mesmo essas mudanças só substituem um ingrediente químico tóxico por outro. Isto é como, dia após dia, milhões de consumidores são envenenados em um estado degenerado de doença crônica com alimentos e bebidas, processadas e sintéticas.
Referências:
(1) NCBI: Subchronic toxicity studies of sucrose acetate isobutyrate (SAIB) in the rat and dog.
(2) Eastman: Eastman Sustane™ SAIB (Sucrose Acetate Isobutyrate), Food Grade, Kosher
(3) PubChem: sucrose acetate isobutyrate

Retirado de http://www.oarquivo.com.br/qualidade-de-vida/5710-refirgerante-nunca-mais-literalmente-mortal

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Whey protein: o suplemento que ajuda a ganhar massa muscular

Ele também pode ser bom para portadores do vírus HIV e melhorar a asma

Whey protein é um suplemento proteico normalmente feito a base da proteína extraída do soro do leite. São necessários dois mil litros de leite para conseguir retirar um quilo de soro do leite de boa qualidade. O Whey Protein também possui aminoácidos como: leucina, isoleucina e valina (BCAA), glutamina e arginina. 
Os suplementos proteicos também existem derivados da proteína da carne, do arroz e da soja, as duas últimas são indicadas para veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.
Este suplemento é utilizado para o ganho de massa muscular. Isto porque suas proteínas de alto valor biológico contribuem para a reparação do músculo, que sofre microlesões durante a prática de exercícios. Com a ajuda da proteína do Whey Protein a fibra muscular é reparada e fica maior e mais forte. 
Além disso, estudos apontam que este suplemento proporciona benefícios para os portadores de HIV e pessoas com asma. Outras pesquisas demonstraram que o Whey Protein ajuda a diminuir o colesterol ruim, LDL, controlar os níveis de glicose no sangue e a pressão arterial. 

O Whey Protein ajuda no ganho de massa muscular - Foto: Getty Images

Benefícios comprovados do Whey Protein

Ajuda a ganhar massa muscular: Diversos estudos já comprovaram que o Whey Protein contribui para o aumento de massa muscular. Isto ocorre porque ele possui proteínas de alto valor biológico que ajudam a reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes. 
Uma pesquisa publicada no Medicine and Science in Sports Exercise concluiu que tanto a ingestão de Whey Protein quanto de caseína contribui para o desenvolvimento muscular após a pratica de exercícios. 
É importante destacar que o suplemento só será um aliado no ganho de massa muscular se a pessoa praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada.  

Benefícios do Whey Protein em estudo

Melhora a asma: O Whey Protein pode ser benéfico para pessoas com asma porque melhora a imunidade. Um estudo publicado pelo Internacional Journal of Food Sciences and Nutrition concluiu que o Whey Protein ajuda na resposta da citocina que irá agir no mecanismo de liberação da imunoglobina E que é um dos agentes de defesa liberados durante uma crise de asma. 

Bom para portadores de HIV: O Whey Protein pode ser um bom suplemento para pessoas portadoras do vírus HIV porque ajuda na preservação da massa magra e ainda contém aminoácidos imunomodulares, como por exemplo, a glutamina, que fortalece o sistema imunológico. É importante conversar com o médico antes do consumo do suplemento. 

Previne o câncer: Uma pesquisa feita em animais e publicada pela Curtin University of Technology, de Perth, Austrália, observou que o Whey Protein ajuda a prevenir o câncer. Isso porque ele estimula a imunidade ao aumentar a concentração de glutationa (GSH) substância com forte ação antioxidante.  

Controla o colesterol: As pesquisas ainda são controversas sobre se o Whey Protein de fato ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL. Alguns estudos preliminares mostraram que não houve diferença, enquanto outros, inclusive um divulgado no British Journal of Nutrition, concluíram que o suplemento ajuda a reduzir o colesterol ruim, LDL. 

O Whey Protein também é bom para quem tem asma - Foto: Getty Images
O Whey Protein também é bom para quem tem asma
Controla a pressão arterial: Uma pesquisa realizada pela Washintong State University com 71 homens e mulheres descobriu que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar a pressão arterial. Contudo, ainda são necessários mais pesquisas para concluir se o suplemento realmente é capaz de reduzir o problema. 

Controla a glicose: Uma pesquisa publicada no The British Journal of Nutrition observou que o consumo de Whey Protein ajuda a controlar os níveis de glicose em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Porém, mais estudos ainda são necessários para comprovar este benefício. 

Como consumir

No caso de pessoas que praticam atividades físicas, o Whey Protein deve ser ingerido após os treinos. Não é necessário consumi-lo em dias que não irá treinar. O Whey Protein não deve substituir uma refeição principal, em alguns casos ele até pode ser consumido no lugar de um lanche, mas é bom que tenha a adição de fibras, como linhaça e chia. O Whey Protein deve ser ingerido com água. 

Quantidade recomendada

A quantidade de Whey Protein que deve ser ingerida diariamente varia de acordo com a necessidade de cada um e tratamento está fazendo. No caso de pessoas saudáveis a orientação varia entre 25 e 50 gramas de acordo com a recomendação individual que o nutricionista ou médico especializado der. 

Cuidados ao consumir

Pessoas que ingerem o Whey Protein devem aumentar o consumo de água para não sobrecarregar os rins. Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente para obter os resultados desejados. Este suplemento quando consumido em quantidades corretas não contribui para o acúmulo de gorduras porque não contém açúcares, gordura ou lactose. 
É importante adquirir o Whey Protein de uma empresa regulamentada pela ANVISA. As melhores versões deste suplemento são aquelas com 80% a 90% de concentração proteica. Para descobrir esse valor, divida a quantidade de proteína da porção, informada na tabela nutricional pela porção. Por exemplo, 24 gramas de proteína dividido por 30 gramas da porção é igual a 0,8, ou seja, o a concentração proteica é 80%. 
O Whey Protein deve ser consumido com água - Foto: Getty Images
O Whey Protein deve ser consumido com água
Pessoas com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose devem consumir os suplementos proteicos de arroz, carne ou soja. Para os veganos são orientados os suplementos de proteínas de soja e arroz. No caso de quem tem intolerância à lactose o Whey Protein hidrolisado também é uma alternativa.
O suplemento só pode ser ingerido após a orientação de um médico especializado ou de um nutricionista, educadores físicos não são os profissionais mais adequados para prescrever o consumo deste suplemento. 

Riscos ao ingerir em excesso

Caso seja ingerido em excesso o Whey Protein pode sobrecarregar os rins. Como os rins eliminam os produtos do metabolismo da proteína (como a ureia, a amônia, os resíduos nitrogenados), seu consumo elevado pode sobrecarregar o órgão, fazendo com que a função renal seja prejudicada progressivamente. Também pode haver sobrecarga do fígado, por ser o órgão responsável pela metabolização de aminoácidos. 

Whey protein engorda?

O excesso de Whey Protein também pode engordar, por isso é importante consumir a quantidade adequada de acordo com o peso, idade e intensidade de exercícios diária.  

Combinações

Após um treino extenuante, a glutamina pode ser ingerida em combinação com o Whey Protein a fim de ajudar na manutenção e crescimento celular. O BCAAtambém pode ser consumido porque ajuda na recuperação muscular, redução de fadiga central, melhora da imunidade e diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico.
Caso o suplemento faça parte de um lanche, ele pode ser combinado a linhaça, chia, aveia ou uma fruta que tenha baixo índice glicêmico. 

Interações

Existe a possibilidade do Whey Protein interagir com os seguintes medicamentos: Alendonato, Levodopa, antibióticos quinolonas e tetraciclinas. Por isso, pessoas que utilizam qualquer um desses medicamentos devem consultar o médico antes de consumir o Whey Protein. 

Fontes consultadas:

Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva. 
Educador físico Rafael Bracca, especialista em nutrição ortomolecular e coordenador técnico da Integralmédica.

Todo suplemento deve ser indicado por um nutricionista ou médico.

Retirado de http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17634-whey-protein-o-suplemento-que-ajuda-a-ganhar-massa-muscular

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Qual a diferença entre suco, néctar de frutas e refresco?

Depende da concentração de polpa, a parte comestível da fruta


O tipo mais comum encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que não tem nada a ver com flores, é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas - bem menos do que o suco. 

A diferença entre os rótulos é evidente desde 2009, devido a uma lei obrigando os fabricantes a destacar no rótulo o que é néctar, refresco, suco etc. A nutricionista Tanise Amon colocou na balança todos os tipos à venda. "O número de calorias é equivalente, varia de 90 a 115 por copo. O que muda é a quantidade e qualidade do açúcar", explica. 





Para pensar pilotando o carrinho 
Veja outros tipos daquilo que chamamos de "suco" 


Refresco de fruta 
Campeã na concentração de açúcar, tem só 8% de polpa. Equivale a um refrigerante de frutas. 


Suco em pó 
Deixa a desejar no quesito propriedades nutricionais e tem sódio, não recomendado a hipertensos. 


Suco concentrado 
Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato. Leva corantes, aromatizantes e conservantes. 


Suco integral 
Alternativa mais cara ao néctar. Não tem conservantes e não é adoçado artificialmente. E vem pronto. 


Fontes Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec);Tanise Amon, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen) 
http://super.abril.com.br/alimentacao/qual-diferenca-suco-nectar-frutas-refresco-638153.shtml

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sucos e refrigerantes podem matar 184 mil pessoas por ano

Não adianta trocar seu suco de soja por um outro suco de caixinha. Muito menos por refrigerante. Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard descobriu que as bebidas açucaradas industrializadas podem causar 184 mil mortes por ano. É o mesmo número de mortes anuais causadas pela asma, para se ter uma ideia.

Para chegar ao número, a equipe cruzou os dados correspondentes ao consumo de refrigerantes e sucos no mundo com as mortes por doenças associadas à obesidade. Segundo a equipe envolvida no projeto, os dados que serviram de base para a pesquisa representam 60% da população mundial. Cerca de 70% das 184 mil mortes são causadas pela diabetes. O resto é por causa de problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.

Confira a pesquisa completa aqui. E, por via das dúvidas, melhor escolher água da próxima vez.
Imagem: Getty
Fonte: New Scientist
retirado de http://super.abril.com.br/blogs/supernovas/2013/03/20/sucos-e-refrigerantes-podem-matar-184-mil-pessoas-por-ano/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

Quantos litros de água precisamos beber por dia?

Patricya Travassos escreve todas as quintas no site do GNT



De acordo com o médico Alexandre de Souza, em seu livro "Anti-aging, beleza e juventude em qualquer idade", a quantidade de água necessária depende de diversos fatores. Como regra geral, o corpo de um adulto necessita aproximadamente de quatro litros de água por dia, mas é importante compreender que a maioria dos alimentos que ingerimos já contém bastante água.

Para determinar a quantidade ideal de água é preciso levar em consideração a composição do corpo, peso, altura, tipo de atividades desenvolvidas, idade e vários outros fatores, que não dependem do corpo, como a época do ano e até a região em que se mora. Também é muito importante entender que alguns problemas médicos, como doenças cardíacas e renais, podem ser agravados pelo excesso de água. Portanto, é muito importante ajustar a quantidade. 

Quando o corpo recebe água suficiente para funcionar direito os benefícios são percebidos imediatamente. Os fluidos ficam balanceados e você alcança o ponto em que todas as funções operam em perfeita ordem. Você também eliminará dejetos ou toxinas antes que elas sejam depositadas em seus órgãos vitais. Diversos estudos mostram muitos benefícios relacionando o consumo de água e com a saúde, como melhora dor de cabeça, constipação, fadiga, fraqueza, irritabilidade, entre outros. Até a perda de peso está relacionada com a quantidade de água ingerida.


Para aproveitar o que a água tem de melhor, confira as dicas abaixo:

- Não beba toda água de uma vez. O corpo necessita de um fluxo contínuo de água, já que não consegue armazená-la. Se você bebe muita água, o corpo irá eliminá-la antes que seja usada. Portanto, a quantidade total de água a ser ingerida diariamente deve ser bebida em intervalos de duas a quatro horas ao longo do dia, a maior parte nas primeiras horas do dia e menos nas últimas horas, para evitar problemas como vontade de urinar durante a noite, interrompendo o sono. Crianças e idosos não devem beber muita água após as 18 ou 19 horas.

- Não espere até sentir sede para beber água. Se você só bebe água ao sentir sede, está esperando demais. Neste estágio, seu corpo já está acendendo a luz vermelha e avisando que você já está desidratado. Em termos de ideais, você deve beber uma quantidade balanceada ao longo do dia para não sentir sede. Nos idosos e nas crianças o mecanismo da sede não funciona muito bem, e, consequentemente, eles podem ficar desidratados sem que o corpo dê sinais.

A água é vital e melhora nossa qualidade de vida. O que você está esperando? Beba água!

Patricya Travassos escreve todas as quintas no site do GNT


Retirado de http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/quantos-litros-de-agua-precisamos-beber-por-dia.htm http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/quantos-litros-de-agua-precisamos-beber-por-dia.htm

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Exercícios aeróbicos são os mais eficientes para perder barriga

Esse tipo de treino pode queimar 67% calorias a mais do que o de resistência

POR MINHA VIDA ATUALIZADO EM 05/12/2012
Exercícios aeróbicos são a melhor aposta quando o objetivo é perder as gordurinhas da barriga. É o que diz um estudo realizado pela Duke University Medical Center, nos Estados Unidos.

Para chegar aos resultados, que foram publicados no American Journal of Physiology, 196 adultos sedentários e com sobrepeso, entre 18 e 70 anos, foram acompanhados por seis meses. Eles foram divididos em três grupos: os que realizaram apenas treino aeróbico, apenas treino de resistência ou uma combinação dos dois. O grupo dos exercícios aeróbicos fez exercícios equivalentes a 12 quilômetros de corrida por semana, usando 80% da frequência cardíaca máxima. O grupo do treino de resistência fez três séries de oito a 12 repetições, três vezes por semana. Já o terceiro grupo realizou ambos os treinos. Todos os programas de exercícios foram acompanhados de perto e monitorados, o que garantiu o máximo esforço dos voluntários.

Ao final do acompanhamento, percebeu-se que o treino de resistência não causou reduções significativas na gordura visceral. No entanto, o treino aeróbico reduziu significantemente os níveis dessa gordura e também do fígado - esse treino queimou 67% calorias a mais do que o treino de resistência. A combinação dos aeróbicos com o treino de resistência obteve resultados similares ao treino aeróbico sozinho.

Deixe sua barriga definida com exercícios aeróbicos
"Existem outras maneiras de definir o abdômen, ganhando tônus e alcançando a hipertrofia dos músculos", afirma o professor Diogo Cestari de Aquino, especialista em fisiologia do exercício e reabilitação cardíaca. Mudanças na respiração e a prática de ioga podem ajudar nesta missão. Descubra como. 

Controle da respiração

O controle da respiração durante a realização dos exercícios físicos tem como principal objetivo a estabilização do movimento. Por isso, a respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez.

O fisiologista do exercício Luís Fernando Coimbra, gerente da unidade de Curitiba da Companhia Athletica, explica que ao realizar o movimento de um exercício, o ar deve ser eliminado dos pulmões. No caso da natação, isso deve ser feito embaixo d'água. Ao retornar para a posição normal, inspire. "Isso contrai e relaxa o abdômen, protegendo a coluna tanto durante o esforço físico quanto no momento de relaxamento", explica.
Mulher fazendo natação - Foto Getty Images

Caminhada e corrida

"Tanto a caminhada quanto a corrida são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais, pois diminuem a porcentagem de gordura do corpo com a queima de calorias", aponta Diogo. Para variar o treino, vale ainda investir na bicicleta ergométrica ou no elíptico, exercícios aeróbios de menor impacto. Antes de praticar esses exercícios, entretanto, recomenda-se uma avaliação médica e uma avaliação física.
Pessoas na esteira - Foto Getty Images

Boa postura

Ela é fundamental para eliminar a barriga. A postura inadequada pode ocorrer por um desequilíbrio muscular, evidenciado pela fraqueza da parede abdominal e pelo encurtamento da musculatura vertebral lombar e flexores do quadril. "Associado a esse quadro, observa-se aumento da lordose lombar, causa frequente de quadros de lombalgia", alerta o professor Diogo. Por isso, o fortalecimento e o alongamento das musculaturas favorecem a manutenção ou a melhora do alinhamento postural.

Pilates

Os exercícios praticados no Pilates são excelentes aliados na definição da região. Em todos eles, o principio básico é a ativação dos músculos profundos do abdômen, promovendo a correta respiração, a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural. Além disso, o trabalho dos músculos superficiais do abdômen é extremamente solicitado na execução de inúmeros movimentos, contribuindo para a melhora da definição muscular. Segundo o fisiologista do exercício Luís Fernando, esta atividade deve ser aliada a outras, como exercícios aeróbios e de musculação, para melhorar os resultados.
Mulher sentada com as mãos nos pés - Foto Getty Images

Aulas de ioga

As aulas de ioga podem ajudar na definição do abdômen. "Além das técnicas respiratórias que promovem o trabalho dos músculos abdominais profundos, inúmeras posições da prática solicitam fortemente o trabalho abdominal", afirma Diogo. Segundo ele, tais técnicas contribuem para a estabilização dos movimentos, o que fortalece a parede abdominal.
Mulher praticando ioga - Foto Getty Images

Aulas de spinning

As aulas de spinning podem favorecer o abdômen por auxiliarem na manutenção da composição corporal ou na diminuição da porcentagem de gordura. Assim como a corrida e a caminhada, trata-se de uma atividade aeróbia e que, por isso, ajuda na queima de gordura, aponta Diogo Cestari de Aquino. Mas, por causa da posição sentada, é importante observar a postura e trabalhar, em conjunto, exercícios para melhorar o equilíbrio postural.
Pessoas fazendo bicicleta ergométrica - Foto Getty Images

Alongamento

Apesar de não atuar de forma significativa na diminuição da porcentagem de gordura ou no fortalecimento abdominal, as aulas de alongamento podem auxiliar na melhora da definição muscular. Isso porque esses movimentos promovem o equilíbrio postural, fator extremamente importante também para a estética. "Ele é essencial tanto antes quando depois da atividade física, pois aumenta a mobilidade da musculatura e alivia a tensão muscular, evitando dores no dia seguinte", diz Luís Fernando.
Mulher fazendo alongamento - Foto Getty Images

Retirado de http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/13748-exercicios-aerobicos-sao-os-mais-eficientes-para-perder-barriga/7