sexta-feira, 29 de agosto de 2014

DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO Cigarro pode causar cerca de 50 doenças

Hoje (29), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nos últimos anos, o número de fumantes no Brasil vem diminuindo. Em 2006, o número era de 19,3%. Já em 2012, caiu para 15,6%. E essa porcentagem, futuramente, pode ser ainda mais reduzida. Isso porque a queda de fumantes foi maior entre adolescentes do que entre adultos.


Num contexto global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro causa mais de seis milhões de mortes por ano – com estimativa de oito milhões em 2030.
Para uma pessoa ficar livre de doenças relacionadas ao fumo, é preciso uma abstinência de, no mínimo, 10 anos. E o primeiro passo para isso é a conscientização. É necessário ter ciência de que diversos malefícios são causados, entre eles a intoxicação do sistema neurológico por 4.700 substâncias – em torno de 60 são cancerígenas –, além de afetar outros sistemas do organismo: respiratório e excretor.



Principais problemas causados pelo cigarro- câncer no: pulmão, esôfago, boca, laringe, faringe, pâncreas, bexiga, rim, colo do útero;
- doenças cardiovasculares;
- doenças coronarianas;
- doenças cerebrovasculares;
- úlceras;
- aneurismas arteriais;
- deterioração dos dentes;
- impotência sexual.


Para reduzir a vontade de fumar, alguns métodos simples podem ser aplicados no dia a dia. Um deles é beber bastante água. Além disso, mastigar chiclete também pode “distrair” o cérebro. Após as refeições, período em que a vontade fica mais aguçada, escovar os dentes logo após se alimentar pode ajudar.  

Depois desta ainda vai continuar fumando ?

Retirado do site www.suacorrrida.com,br
Link : http://www.suacorrida.com.br/saude/dia-nacional-do-combate-ao-fumo/
Por: Bruno Lopes - São Paulo - 27/08/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário