segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Saiba o que você está comendo biscoito "saudáveis"

Por Ada Bento, Camila Araújo e Camila Leão.
Com o aumento do interesse dos consumidores por uma alimentação mais saudável, cada vez mais se observa o lançamento de produtos que prometem ser saudáveis, dentre os quais os práticos biscoitinhos – com apelo “fit”, integral, rico em fibras, entre várias outras promessas. Mas será que eles cumprem o que promete a embalagem? Vamos conferir!
Club Social Integral 
club social
Ao olhar a frente do rótulo do biscoito Club Social integral é possível localizar facilmente o destaque dado às informações: Fonte de fibras e 0% de gordura trans. Visto que o local e o modo como essas informações foram apresentadas pode ser um fator de decisão para o consumidor no momento da escolha de qual produto comprar, vamos começar falando sobre esses dois aspectos. Com relação a ser fonte de fibras, a informação não está errada, porém de acordo com a Anvisa, para que um produto faça essa alegação ele precisa ter 3g de fibra a cada 100g de produto. Quando analisamos 100g de Club Social Integral, a quantidade de fibras é exatamente 3 gramas, entrentando, 1 pacotinho (quantidade que as pessoas costumam consumir) só tem 26g, e portanto só 0,8g de fibras. Ou seja, no final das contas, o indivíduo que consumir só 1 pacotinho não estará ingerindo uma quantidade significativa de fibras.
Com relação a afirmação de que o biscoito é 0% gordura trans, devemos lembrar que de acordo com a legislação brasileira, se o produto possuir até 0,2g de gordura trans por porção, ele pode fazer essa afirmação. No caso do Club Social Integral, ele com certeza possui alguma quantidade dessa gordura, visto que ela aparece como segundo item na lista de ingredientes:
club social integral - ingredientes
Aproveitando a imagem da lista de ingredientes acima, vamos destacar alguns outros pontos: o primeiro ingrediente (e portanto o que está presente em maior quantidade no produto) é a farinha de trigo refinada. Apesar de o produto se dizer integral, a farinha de trigo integral só aparece como terceiro ingrediente, em menor quantidade que a própria gordura vegetal hidrogenada (ou seja, gordura trans).
club social integral - tabela nutricional
Agora vamos focar em mais outros dois aspectos, relacionados à tabela de composição nutricional. A quantidade de gorduras totais é igual a 4,4g sendo 1,3g de gorduras saturadas e 2,8g de gorduras insaturadas. De acordo com o pessoal do Fechando o Zíper, essa quantidade é maior do que a de um chocolate Chokito. O segundo aspecto que merece destaque na Tabela é a quantidade de sódio do produto: 203mg!
BelVita
editoria_np_20130620_b
O biscoito BelVita surgiu com um grande apelo “saudável”, destacando a presença de cereais integrais, vitaminas e minerais no produto, como podemos observar em seu site e em sua publicidade:
belvita-site
Imagem do site oficial – BelVita.
Contudo, o produto não corresponde à promessa de ser tão saudável assim. Basta dar uma olhadinha na lista de ingredientes:
BelVita Mel e Cacau
153531_430Ingredientes: Cereais 58% [farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e cereais integrais 37% (farinha trigo integral, aveia em flocos, farinha de cevada e farinha de centeio)], açúcar, óleo vegetal, gotas de cacau (açúcar, gordura vegetal, cacau, dextrose e emulsificante lecitina de soja), mel, açúcar invertido, minerais: magnésio e ferro, sal, leite em pó desnatado, vitaminas: vitamina E, vitaminha B3 e vitamina B1, aromatizantes, fermentos químicos: bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio e emulsificantes: lecitina de soja e ésteres de ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM: TRIGO, LEITE. Produzido em equipamento que processa amêndoa, amendoim, avelã, castanha de caju e soja.
infonutri_melecacau
Clique para ampliar.
Podemos observar que os cereais integrais estão presentes sim no produto, porém a maior quantidade presente é de cereais refinados – no caso, a farinha de trigo, em uma proporção de 58%. Se um produto tem cereais integrais, espera-se que ele tenha um teor razoável de fibras, não é mesmo? Segundo a RDC 54/2012, para um produto ter alto teor de fibras, ele deve conter pelo menos 3g de fibras a cada 100g do produto. No caso do biscoito BelVita, a cada 100g encontramos 4,6g de fibras – ponto positivo! Porém, quanto observamos a quantidade de fibras presente na porção, o teor de fibras que o indivíduo irá consumir não é tão alta assim – para aquela mesma RDC 54, para um produto ser fonte de fibras, ele deve conter pelo menos 2,5g na porção.
Notem ainda a quantidade de açúcar – ela é o segundo ingrediente em maior quantidade (após os cereais) e aparece em 4 diferentes formas: açúcar, dextrose, mel e açúcar invertido. Quanto ao destaque da presença de vitaminas e minerais, os mesmos estão presentes, mas são adicionados artificialmente. Qual é o problema disso? Bem, de nada adianta o alimento/produto ser enriquecido, se ele não tem uma composição geral tão boa assim. Leia mais nessa reportagem.
Além disso, o biscoito conta com a presença de alguns aditivos alimentares, algo que devemos evitar ao máximo consumir diariamente e/ou com frequência.
Uma última coisa que vale ressaltar é o sabor alegado na embalagem (mel e cacau): vocês viram cacau na lista de ingredientes? Pois é, o cacau está presente apenas nas gotas de chocolate do produto – que apresentam gordura vegetal, a qual pode conter gordura trans que são prejudiciais à saúde. Além disso, o açúcar está presente em maior quantidade que o mel, que é o ingrediente que, teoricamente, daria sabor ao produto.
Biscoitos Nesfit
bicoitos nesfit
A  Nesfit é uma linhas de alimentos “saudáveis” desenvolvidos pela Nestlé. Na embalagem de todos os produtos da Nesfit é destacado o programa desenvolvido pela empresa, conhecido como Operação Biquíni.
operação biquini
A ideia do programa é que a partir da dicas fornecidas e com os alimentos da linha a pessoa conseguirá perder peso em 14 dias. Será mesmo? Para respondermos essa pergunta vamos analisar a lista de ingredientes de dois sabores dos biscoitos doces da Nesfit:
Cacau e cereais: Farinha de trigo integral, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, óleo vegetal, aveia em flocos, cacau, mix de cereais (flocos de arroz. cereal matinal de trigo, aveia em flocos, açúcar, açúcar mascavo, gordura vegetal, mel, açúcar invertido e antioxidante lecitinade soja), amido, açúcar invertido,  farinha de centeio integral, farinha de cevada, sal,corante caramelo III, fermentos químico bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e fosfato monocálcio, aromatizantes, emulsificante lecitina de soja, ésteres de mono de diglicerídeos de ácidos graxos com ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos de ácidos graxos e antioxidante TBHQ.
Leite e mel: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, arinha de trigo integral, margarina, açúcar, amido, mel,  leite em pó integral, sal, soro de leite, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e fosfato monocálcio, aromatizante e emulsificante lecitina de soja, ésteres de mono de diglicerídeos de ácidos graxos com ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos de ácidos graxos.
Ao observamos a lista de ingredientes desses sabores verificamos que somente no  Cacau e cereais) a farinha integral aparece como primeiro ingrediente, ou seja no de Leite e mel a farinha que está em maior quantidade é uma farinha refinada.
Em relação à quantidade de açúcar, no de Cacau  aparece como terceiro ingrediente e no de Leite e Mel da como quarto.  No de Cacau pode-se notar ainda que há 4 tipos de açúcares: açúcar, açúcar invertido, mel e açúcar mascavo. E mais, além desses ingredientes estarem presentes na receita do produto, o mix de cereais que é adicionado também é composto esses diversos tipos de açúcares. A quantidade de açúcar adicionado justifica o total de açúcares do produto: 7,8 g de açúcar em uma porção de 30g. E fica a pergunta: por que esse tanto de açúcar em um produto que teoricamente seria saudável?
O ponto positivo é que de fato há presença cereais e que o teor de fibras (1,9 g de fibras em 30 g, o que corresponde a 6,33g de fibras a cada 100 gramas do produto) indica que é um produto com alto teor de fibras de acordo com a resolução 54/2012 da Anvisa, porém na prática normalmente não é consumida essa quantidade de produto.
Vale destacar ainda a quantidade de aditivos nesses produtos, entre eles o antioxidante TBHQ. Mas o que é esse antioxidante TBHQ? O pessoal doFechando Zíper ao fazer análise do biscoito de aveia e mel dessa linha respondeu essa pergunta.
“É utilizado na conservação de óleos e gorduras, cereais, ração animal e outros produtos alimentícios. Estudos toxicológicos têm demonstrado a possibilidade destes antioxidantes apresentarem efeito carcinogênico (câncer) em experimentos com animais, mas em HUMANOS isso ainda não está claro. O uso desse antioxidantes em alimentos é limitado. O TBHQ não é permitido no Canadá e na Comunidade Econômica Européia. No Brasil, o seu uso é controlado pelo Ministério da Saúde, que limita 200 mg/kg de TBHQ como concentração máxima permitida.”
Se formos seguir o plano alimentar proposto pela Nesfit em 3 refeições do dia teríamos que consumir os produtos dessa linha! Por isso fique atento àquilo que é dito pelas empresas, pois o que elas querem mesmo é vender seus produtos.
Ao optar por um alimento que a mídia diz ser saudável, as pessoas imaginam que vão consumir algo que fará bem e não trará prejuízos a sua saúde, um produto que poderia (e talvez até deveria) estar presente diariamente em suas refeições. Entretanto é sempre importante olhar o rótulo, pois existem muitas opções que assim como os exemplos acima, parecem ideais, mas na realidade não são.

Retirado de https://propaganut.wordpress.com/2014/05/23/saibaoquevoceestacomendo-biscoitos-saudaveis/

2 comentários:

  1. Ótimos esclarecimentos Fernando, vc tem algum post que ensina a gente a saber analisar a quantidade de sódio permitida por dia ou refeição?

    ResponderExcluir
  2. Nossa sempre achei saudavel .mas nunca havia olhado a

    ResponderExcluir