terça-feira, 17 de março de 2015

Bolacha de Água e Sal Engorda?

Quando uma pessoa está fazendo um regime, é normal que ela procure se alimentar com comidas mais leves e menos calóricas. Entretanto, para ter certeza de que alimentos consumir sem prejudicar a perda de peso é sempre mais recomendado checar as calorias presentes em tudo o que for comer e também não deixar de conferir os itens e suas quantidades presentes na composição do alimento. Muitas dessas informações podem ser encontradas na tabela nutricional.
Com a aparência de ser um alimento leve e de baixo teor calórico, a bolacha de água e sal pode enganar muita gente e até confundir os desavisados. Em apenas uma porção das bolachas existem aproximadamente 130 calorias. Logo, se no café da manhã ou no lanchinho da tarde uma pessoa ingerir quatro porções, acabará consumindo mais de 500 calorias somente em uma refeição. Sinal de que quando ingerida de forma exagerada, a bolacha de água e sal engorda, em vez contribuir para emagrecer.

Esse consumo exagerado pode acontecer devido ao tamanho pequeno de algumas dessas bolachas. Com a ilusão de que comê-las não irá interferir na dieta, o indivíduo pode acabar consumindo porções maiores que as permitidas e ultrapassando o número de calorias permitidas na dieta sem ao menos perceber.

Composição nutricional

Uma porção com seis bolachas de água e sal apresenta 20 gramas de carboidratos, 3 gramas de proteínas, 4 gramas de gorduras, 0.8 gramas de gordura saturada, 1.4 gramas de gordura trans, 0,6 gramas de fibras e 299 miligramas de sódio.
Vale lembrar que a composição dos nutrientes em cada porção de bolachas varia de acordo com a marca. Nesse caso, foi verificada a marca Mabel.

Efeitos do consumo exagerado da bolacha de água e sal

A bolacha de água e sal engorda quando consumida exageradamente e também pode trazer outros prejuízos à saúde. Um dos motivos é que essas bolachas contêm alta quantidade de sódio, que pode fazer com que a pressão arterial aumente. Uma porção com seis unidades podem ter aproximadamente 300 miligramas de sódio e a ingestão descabida pode trazer ao corpo uma quantidade maior do que a necessária da substância ao organismo.
Outro problema que os alimentos ricos em sódio podem causar é a retenção de líquido no corpo, que provoca inchaço na barriga, mãos, pés e tornozelo e o crescimento no risco de doenças no coração.
O consumo em excesso ainda pode causar o acúmulo de bolo fecal no intestino e, por consequência, a prisão de ventre. O alimento também não é considerado muito saudável por ser uma comida altamente processada e possuir cereais refinados, que normalmente oferecem uma menor quantidade de fibras, proteínas, vitaminas e minerais que os cereais integrais.
As bolachas de água e sal são ricas em carboidratos. Por mais que eles sejam um nutriente fundamental para o organismo, a consumação desmedida delas pode ser prejudicial ao emagrecimento.
Quando pensamos nos alimentos com quantidade exagerada de carboidratos, não é difícil que as pessoas logo tenham os pães em mente. Entretanto, é preciso tomar cuidado com as bolachas de água e sal, tendo em vista que elas estão na mesma categoria que eles, em relação a fonte de carboidratos. Sendo assim, uma porção com seis bolachas equivale a uma porção de 50 gramas de pão.
Por outro lado, as proteínas são substâncias que proporcionam maior sensação de saciedade ao organismo estão presentes em menor quantidade nessas bolachas: são somente três gramas por porção, em média.
A quantidade de gordura trans nesse alimento também pode ser um problema. É que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendação é que sejam ingeridos somente dois gramas desse tipo de gordura diariamente. Só uma porção de bolachas de água e sal pode chegar a conter 1,4 gramas.
Um teste realizado durante o ano de 2009 pela PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor avaliou 15 marcas brasileiras de bolachas de água e sal e cream cracker e descobriu que algumas marcas continham a presença de gorduras trans em sua composição, ultrapassavam a quantidade limite de sal aconselhada e tinham mais gordura que o pão, que consegue proporcionar uma maior sensação de saciedade ao organismo e possui mais fibras.
A saída para quem não abre mão das bolachinhas de água e sal é se alimentar com os cream crackerintegrais (similares a elas), com 170 miligramas de sódio na composição e 127 calorias por porção.

Ingira a quantidade certa

Se, por um lado, em altas quantidades a bolacha de água e sal engorda e traz prejuízos à saúde, por outro a ingestão de uma ou duas pode até ser benéfica. Exemplo disso é no intervalo entre uma refeição e outra, quando bate aquela fome desesperada. Dá para comer uma ou duas bolachinhas, amenizar o problema e esperar até a hora da próxima refeição.
Outro motivo é que, nos momentos de urgência como esse, ela ainda é uma melhor opção de lanche que as bolachas recheadas, que chegam a ter 137 calorias a cada três unidades ou um cookie, que pode apresentar 78 calorias por unidade.
Entretanto, quem não consegue se contentar com uma ou duas unidades da bolacha, não se controla e come mais do que o limite, deve procurar por outros alimentos que oferecem uma sensação de saciedade maior e mais rápida, que não possuam tantas calorias e que possam oferecer mais nutrientes benéficos ao organismo.
Dá para obter maiores benefícios se substituir as bolachas de água e sal por uma fruta como a banana prata, com apenas 58 calorias por unidade e que ajuda a fortalecer os ossos e contribui com a melhora da visão ou uma fatia de pão integral, com 68 calorias e que apresenta mais fibras e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Bolacha de água e sal x cream cracker

A chamada bolacha cream cracker surgiu na Europa por volta de 1885 e era feita com trigo e água. Hoje em dia, tanto a bolacha de água e sal como a cream cracker utilizam gordura na receita. A diferença fica justamente nessa quantia: a bolacha de água e sal contém 7% de gordura, enquanto a cream cracker apresenta 17%.
Além disso, há uma pequena diferença entre o número de calorias encontradas nas duas: a de água e sal possui aproximadamente 27 por unidade enquanto a cream cracker tem cerca de 32 calorias.
Fonte http://www.mundoboaforma.com.br/bolacha-de-agua-e-sal-engorda/

Procure sempre uma nutricionista com CRN, para ajuda na alimentação e prescrição de dietas ou cardápios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário