sexta-feira, 26 de junho de 2015

DIA NACIONAL DO DIABETES: CONHEÇA MAIS SOBRE A DOENÇA

Data chama a atenção para um dos maiores problemas de saúde entre os brasileiros: o diabetes

O dia 26 de junho é considerado o Dia Nacional do Diabetes, doença crônica que atinge atualmente 7,6% da população urbana brasileira, entre 20 e 69 anos – ou seja, aproximadamente 14 milhões de pessoas, sendo o Brasil o quarto país com maior incidência de diabéticos no ranking mundial. Devido a esse grande número, quase todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que sofre com o problema, porém nem todos entendem realmente como ele surge, se há alguma possibilidade de prevenção ou como é a rotina daqueles que o tem.


diabetes

O QUE É O DIABETES E QUAIS SÃO SEUS TIPOS?
O diabetes é definido como a falta de capacidade pelo pâncreas em produzir insulina em quantidades suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou então, quando esse hormônio não age da maneira adequada no processo de geração de energia proveniente da absorção dos alimentos digeridos no intestino pelo sangue.
Basicamente, existem três tipos de diabetes. São eles:
  • Diabetes tipo 1Neste caso, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores deste tipo de diabetes necessitam de injeções diárias do hormônio para manter normais os níveis dos valores da glicose no sangue. Esse caso é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens, embora possa ocorrer em qualquer idade.
  • Diabetes tipo 290% dos casos são parte deste tipo. Aqui, a ocorrência é maior em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade ou, ainda, em jovens, em razão de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana. Nessa situação, há a produção de insulina, mas sua ação é dificuldade justamente devido ao excesso de peso. Neste caso, aproximadamente metade das pessoas desconhece sua condição, porém o diagnóstico precoce é importante, já que, quanto antes começar o tratamento, melhor se evitará maiores complicações. Entre os sintomas mais comuns estão o excesso de sede e urina, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada e infecções frequentes, especialmente as de pele.
  • Diabetes gestacionalO problema pode atingir qualquer mulher durante a gravidez, todavia alguns fatores favorecem esse surgimento, como a idade materna avançada, ganho de peso excessivo, sobrepeso ou obesidade, história prévia de partos de bebês grandes (com mais de quatro quilos), hipertensão arterial e gestação de gêmeos.
COMO IDENTIFICAR A DOENÇA?
“Um simples exame de sangue pode acusar o diabetes. Caso haja elevação da glicose, exames adicionais são realizados para confirmar o diagnóstico. Por isso, é importante realizar consultas médicas e exames periodicamente, sob orientação do médico”, alerta Denise Costa, endocrinologista do Hospital Barra D’Or.
Ainda, é recomendado a todos os adultos de 45 anos que realizem frequentemente o exame que constata a glicose de jejum, verificada após oito horas sem a ingestão de alimentos. Quanto às demais pessoas abaixo dessa idade e que possuem qualquer fator de risco – como parentes de primeiro grau com diabetes, obesidade, hipertensão, aumento do colesterol, ovários policísticos e sedentarismo – também é recomendado que realizem um acompanhamento constante.
De acordo com a médica, é possível evitar o diabetes por meio da prevenção contra situações que trazem um risco maior, então, é recomendado que a pessoa mantenha sempre hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física regularmente, aumentem o consumo de fibras na alimentação, reduzam o consumo de sal e gorduras e mantenham a balança sempre sob controle para não exagerar com os quilinhos extras.

Por: Caroline Sassatelli - São Paulo - 25/06/2015

Retirado : http://www.suacorrida.com.br/saude/dia-nacional-do-diabetes-conheca-mais-sobre-a-doenca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário