segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Refeição pode ter mais de um tipo de carboidrato

Nutricionista explica que o problema é comer uma quantidade acima da necessária
Helena Dias, do R7



Algumas dietas proíbem o consumo de mais de um tipo de carboidrato na mesma refeição, como, por exemplo, misturar arroz, macarrão e batata. A nutricionista Fernanda Salvador Alves, da Universidade Federal do Paraná, diz que o que deve ser evitado é comer uma quantidade acima da nossa necessidade. 

Getty Images

 - O corpo precisa de 400 gramas de carboidrato, em média. Se forem consumidos 800 gramas, os 400 gramas a mais vão ser estocados em forma de gordura pelo corpo.


A fórmula é simples e matemática. Se comermos 200 gramas de carboidrato proveniente de um alimento e 200 gramas proveniente de outro alimento, não iremos engordar.
- O arroz refinado, a batata e macarrão refinado, quando digeridos pelo corpo, são transformados na mesma coisa, então não faz diferença.
Uma boa dica é dar preferência a grãos integrais, pois são ricos em fibras e vitaminas. Além de ajudar a digerir melhor a refeição, dão maior sensação de saciedade.
Fernanda alerta sobre algumas armadilhas em restaurantes desses tipos.
- Você pode optar por uma batata assada ao invés de frita. Mas se a batata assada tiver recheio calórico (molhos de queijo, manteiga etc.), já vira uma opção a ser evitada.
Macarrão ao molho de quatro queijos tem uma quantidade de calorias e gordura bem maior do que um com molho ao sugo, por exemplo.
Para quem quer emagrecer, a dica é encher o prato de legumes e verduras

Retirado de http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/refeicao-pode-ter-mais-de-um-tipo-de-carboidrato-20100517.html 

Dois Tipos De Carboidratos Na Mesma Refeição Engorda: Verdade Ou Mentira?

Dois tipos de carboidratos na mesma refeição
É comum ouvirmos as pessoas dizerem: “Misturar dois tipos de carboidratos na mesma refeição engorda…”ou “Ou você come arroz, ou batata-doce, ou macarrão…”
Na verdade, apesar de pequenas diferenças, amido de batata, amido de farinha de trigo, amido de arroz… tudo é amido. Tudo no final vira glicose(!), que é extremamente importante e necessária para o organismo. Tem gente que pensa que isso é ruim, mas na verdade a glicose é combustível para o nosso corpo. Alguém aí já ouviu a expressão “saco vazio não para em pé”?
Essa glicose resultante da digestão do amido sempre tem 4 Kcal/ g. Ou seja: o que importa não é o fato de você misturar dois alimentos que são ricos em amido, mas sim o total de amido ingerido. É mais ou menos assim2 colheres de arroz ou 2 colheres de milho ou ainda 1 colher de arroz + 1 colher de milho farão o mesmo efeito.  É evidente que o modo de preparo, alimentos com altas concentrações de amido e os outros ingredientes no seu prato também mudam as calorias.
Mentira
Conclusão: misturar dois ou mais tipos de carboidrato não influenciam no valor calórico do prato, desde que o total de carboidrato ingerido seja o mesmo.
Retirado de: http://www.cookie.com.br/dois-tipos-carboidratos-refeicao/#.Vf1dWN9Viko

Nenhum comentário:

Postar um comentário