quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alimentos industrializados estão na origem de 200 doenças, diz OMS

Segundo a agência da ONU, os alimentos industrializados estão hoje na origem de cerca de 200 doenças, que vão da diarreia ao câncer, e provocam 2 milhões de mortes por ano.


shutterstock_138966272
A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Saúde nesta terça-feira (7) com uma campanha de conscientização sobre a importância de uma alimentação de qualidade e segura. Segundo a agência da ONU, os alimentos industrializados estão hoje na origem de cerca de 200 doenças, que vão da diarreia ao câncer, e provocam 2 milhões de mortes por ano.
Os alimentos são a principal fonte de saúde do homem, mas hoje já se sabe que eles podem provocar várias doenças. A industrialização da cadeia alimentar − da produção ao comércio e à distribuição − favorece a contaminação dos produtos por bactérias, vírus, parasitas e outras substâncias químicas, como os agrotóxicos. A questão da contaminação da água pela poluição química nas plantações é um grande desafio para a segurança alimentar.
Segundo o químico André Cicolella, entrevistado por Michèle Diaz, especialista em saúde na RFI, estudos da OMS mostram que atualmente cerca de 18 milhões de mortes são provocadas por doenças metabólicas, como a diabetes, a obesidade e o excesso de peso. Essas doenças crônicas, ligadas à alimentação, matam mais do que as doenças infecciosas, que recuaram no mundo.
A campanha da OMS, baseada no slogan “Do campo à mesa: obtendo alimentos seguros”, coloca governos, comunidades e consumidores em primeiro plano. Cada um pode se interessar pela origem dos alimentos e do que põe em seu prato, e respeitar princípios básicos, como cozinhar bem as carnes, lavar frutas e verduras com água limpa, a fim de evitar a ingestão de bactérias e parasitas.
Matéria publicada pelo site RFI Português 
Retirada de http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/alimentos-industrializados-estao-na-origem-de-200-doencas-diz-oms/

Nenhum comentário:

Postar um comentário