terça-feira, 28 de abril de 2015

Treinamento de força para iniciantes – Musculação

Muito mais do que músculos tonificados e esculpidos, o treinamento de força também desenvolve um melhor corredor, ciclista, nadador ou, caso da pessoa não queira ser um atleta, fará dela uma pessoa melhor e mais saudável. Este aumento de massa muscular magra, resultado da musculação irá ajudar a melhorar o metabolismo do atleta. Lembrando que músculos gastam calorias em um ritmo muito mais elevado do que a gordura.


É de extrema importância para você que esta começando ou quer começar, qualquer tipo de atividade física, procurar a orientação de um profissional formado e especialista com experiência. O treinamento de força ou popularmente conhecido como musculação é uma forma de treinamento físico, que pode ser utilizada para fins:
Atléticos – através da melhora no desempenho e performance de atletas.
Estéticos – no desenvolvimento do volume e massa muscular e na diminuição do seu percentual de gordura corporal.
Saúde – auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, distrofias e ajudando e melhorando também nossas ações motoras do dia a dia, tais como a mobilidade, postura, equilíbrio, etc.

shutterstock_216686395
O aumento da força muscular que pode ser de potência, de resistência ou de força máxima.
Aumento do equilíbrio, aumento da velocidade, aumento da coordenação motora, aumento da agilidade, aumento da densidade mineral óssea, ajuda a prevenir os mais variados tipos de lesões, melhora do sistema cardiovascular, melhora do sistema endócrino, melhora da composição corporal, melhora o estresse fisiológico, diminui o perfil lipídico, ajuda a controlar a pressão arterial e a taxa metabólica de repouso.
Muito mais do que músculos tonificados e esculpidos, o treinamento de força também desenvolve um melhor corredor, ciclista, nadador ou, caso da pessoa não queira ser um atleta, fará dela uma pessoa melhor e mais saudável. Este aumento de massa muscular magra, resultado da musculação irá ajudar a melhorar o metabolismo do atleta. Lembrando que músculos gastam calorias em um ritmo muito mais elevado do que a gordura.
É importante que a pessoa não tenha pressa, não pule etapas, seja paciente assim ela irá usufruir de todos estes benefícios citados acima. No treinamento de força ou musculação indivíduos iniciantes, por motivos de pura impaciência, muitas vezes ficam tentados a usar alguns atalhos, e isto, pode ser perigoso.
Para quem está começando na musculação, ou quer começar, aqui estão algumas dicas úteis para iniciantes:

Definir uma meta

É importante que o atleta iniciante comece pelo básico do básico e vá aumentando gradualmente a intensidade de seus treinos. O nosso corpo nos diz quando estivermos preparado e pronto para aumentar os esforços.

Aprenda a realizar a execução correta dos exercícios

Ao iniciar um programa de treinamento, é muito importante aprender a forma adequada do movimento. Isto vai garantir que os exercícios que o praticante está fazendo serão eficazes e seguros, prevenindo lesões e aborrecimentos futuros. A melhor maneira é contratando um personal trainer, ou treinador pessoal, para os treinos iniciais, aonde ele irá programar e orientar seus treinos de forma única e individualizada, podendo focar nas áreas mais fracas. Caso isto não esteja dentro das atuais possibilidades financeiras, o instrutor responsável pela sala de musculação poderá ajudar e orientar no começo. Mas, normalmente, este profissional cuida do treino de 30, 50 ou mais alunos e será difícil ter  total atenção durante os treinos.

Treinamento de força é muito mais do que um par de halteres

Máquinas, aparelhos e halteres ou pesos de mão normalmente são fáceis de usar e podem fortalecer cada parte do seu corpo. Mas nada impede o praticante de utilizar outros artifícios para evitar a monotonia dos treinos como o peso do próprio corpo para alguns exercícios, pode usar kettlebells, bandas elásticas, medicine ball ou o sistema de treinamento TRX. Todas estas opções podem ser ótimas e divertidas, mas o carro chefe do treinamento de força sempre foi e sempre serão os pesos livres, barras e os halteres.

Treine seu corpo como um todo

Muito comum ver nas academias pessoas, focando apenas em algumas partes do corpo, e isto, até pode fazer algum sentido, por exemplo: Homens que não treinam membros inferiores ou mulheres que não treinam membros superiores. No treinamento de força, é importante trabalhar todos os grandes grupos musculares, inclusive aqueles que você acha que não precisa. Constantemente, dia após dia, semana após semana, focando o treinamento em apenas algumas áreas específicas, você irá criar desequilíbrios musculares e estruturais em seu corpo, o que pode resultar lesões e desalinhamentos posturais. Por exemplo, não há nada errado em mulheres concentrarem suas forças nos treinos de glúteos, coxas e abdominais. É importante o praticante não deixar de treinar costas, peito, braços e ombros. O praticante tem que lembrar sempre que seu corpo deve ser trabalhado e treinado como um todo. Periodizar o treinamento e dividir os treinos é importante sim, mas para os que estão começando e ainda aprendendo como treinar, o equilíbrio entre as partes treinadas é absolutamente bem vindo.

Mude sua rotina de treinamento de tempos em tempos

Assim que o praticante estiver seguro e confiante nos exercícios e movimentos básicos ele poderá acrescentar algumas variações e novidades a sua rotina, para manter seus músculos e mesmo motivado para seguir em frente.
Matéria publicada pelo site Running Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário