terça-feira, 12 de maio de 2015

PULAR CORDA: ENTRE EM FORMA E DIVIRTA-SE!

Com investimento baixo, brincadeira de criança queima cerca de 400 calorias a cada 30 minutos e melhora condicionamento cardiovascular



Uma das brincadeiras mais tradicionais das crianças – pelo menos das crianças que hoje são adultas –, pular corda é muito divertido, além de ser uma ótima forma de se exercitar. Resgate a guria que há dentro de você e faça o teste. “Essa atividade se assemelha muito à corrida”, afirma o diretor técnico da Just Run, Leonardo Marmitt. “É uma ótima forma de aprimoramento do condicionamento cardiovascular, fortalecimento das pernas, em especial os músculos sóleo e gastrocnêmio, ambos da panturrilha.” Cerca de 400 calorias são eliminadas a cada 30 minutos de pulos – valor que pode variar de acordo com o peso corporal e o metabolismo da pessoa.

pular-corda


Uma boa maneira de incluir a corda na sua rotina de treinos é colocando os pulos no aquecimento. “Faça três séries de 50 saltos com uma recuperação de trinta segundos entre eles. Para os mais avançados, pode ser quatro séries de três minutos sem parar com intervalos de 30 segundos”, indica o treinador. “Esse trabalho pode ser realizado duas vezes por semana, pois dessa forma, é possível adicionar diferentes exercícios no aquecimento.”

Marmitt lembra que a atividade gera um aumento considerável da frequência cardíaca. “Atletas iniciantes ou com sobrepeso devem evitar o exercício, pois pode prejudicar as articulações”, garante. Pessoas em recuperação de lesões musculares e articulares nos membros inferiores – sobretudo as que apresentam um grau menor de força na musculatura da panturrilha e instabilidade de tornozelo – deve evitar a atividade. “Sempre procure um professor de educação física para orientar os treinamentos. Ele saberá identificar e dosar as cargas da melhor maneira para que você evolua sem se machucar e, assim, atinja seus objetivos na corrida.”

O investimento em uma corda para pular é baixo. O preço médio é de R$ 40 a R$ 60. Voltar à infância e ficar em forma? Que bela combinação!

Retirado de http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/pular-corda-entre-em-forma-e-divirta-se/

Nenhum comentário:

Postar um comentário