quinta-feira, 7 de maio de 2015

TREINAR EM JEJUM EMAGRECE?

Nutricionista fala sobre o assunto e dá receitas fáceis para a alimentação pré-treino


Você, provavelmente, já escutou alguém dizer a seguinte frase: “Treinar em jejum emagrece”. Contudo, essa prática pode ser extremamente perigosa para a sua saúde. “A não ser que você seja muito bem treinado e orientado, não é aconselhável, principalmente para exercícios com duração superior a 45 minutos”, explica Nathalia Todesco Fiori, nutricionista do Núcleo de Nutrição e Bem Estar Amaral & Fiori. “Como principal prejuízo observamos o catabolismo proteico (perda de massa muscular) e queda de rendimento.”
Segundo a especialista, a refeição que antecede o exercício (de três a uma hora antes do início) é crucial para garantir um bom desempenho. “A ideia é fornecer nutrientes que mantenham o indivíduo em um estado ideal de força e resistência para que complete o exercício com eficácia”, comenta.

jejum

Independente se o seu objetivo é ganhar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar seu tempo em uma prova, é imprescindível iniciar um treino/corrida bem alimentado.
O mesmo vale para o contrário. “Da mesma forma que o jejum é contraindicado antes do exercício, o recomendado é não iniciar um treino com o estômago totalmente cheio, o que pode diminuir a performance e até trazer consequências desagradáveis, como indigestão, náuseas e até vômitos”, conta Nathalia.

Então, o que comer antes de treinar – sobretudo pela manhã? “O ideal é respeitar a individualidade de cada um. Deve-se levar em consideração os hábitos alimentares, objetivos e o tempo de digestão do indivíduo. A refeição deve ser rica em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras e fibras.”
A nutricionista dá algumas sugestões. Veja se alguma se adapta à sua realidade:
  • Pão + queijo frescal + geleia + água de coco
  • Torrada + queijo cottage + suco natural ou polpa sem açúcar
  • Batata doce + ovo mexido
  • Salada de frutas + aveia + iogurte desnatado
  • Omelete de claras com aveia + pasta de amendoim ou geleia sem açúcar
Nathalia ressalta que não existe ‘pílula mágica’ quando o assunto é perder peso. “A única maneira de se reduzir seguramente o peso corpóreo é por meio da restrição moderada de energia (ao longo do dia e não apenas antes do exercício) e maior gasto energético por meio da atividade física (balanço energético negativo)”, diz. “Além disso, é importante reduzir a ingestão de gordura, açúcar, alimentos ricos em sódio e evitar, ao máximo, alimentos industrializados”, complementa. Por último, ela lembra que emagrecer não significa parar de comer ou contar calorias, mas, sim, organizar a alimentação com alimentos que nutram e tragam benefícios para o nosso corpo.

Retirado de http://www.suacorrida.com.br/alimentacao/treinar-em-jejum-emagrece/

Nenhum comentário:

Postar um comentário