terça-feira, 11 de agosto de 2015

Gelatina e Flacidez

Duas opiniões de especialistas sobre gelatina, colágeno e flacidez

Comer gelatina não diminui a flacidez; entenda por quê

Dermatologista explica qual a função das fibras de colágeno e por que o consumo oral da substância não é eficaz


Quando o assunto é pele firme e bonita, o colágeno é o centro das atenções. Isso porque ele é responsável exatamente por dar mais firmeza e sustentação à pele. Entretanto, há alguns fatores que promovem a destruição dessas fibras e inibem a sua produção, como a exposição solar sem proteção, o fumo e, é claro, o envelhecimento. "A partir dos 25 anos, a perda de colágeno passa a ser maior que a produção, devido à diminuição na quantidade e no funcionamento dos fibroblastos, células das quais as fibras se originam", explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço. 

Para retardar o envelhecimento, um dos principais fatores é a prevenção, evitando o comportamento que promove a destruição do colágeno. Outra atitude é estimular a produção das fibras colágenas, por meio de tratamentos que atuam diretamente no fibroblasto, como laser, peelings e cremes com ácidos. 


Reprodução

Ingerir colágeno, seja em pó, cápsulas ou mesmo na gelatina, não contribui para a formação de novas fibras nem evita a perda da substância


Além de estimular a produção de colágeno, o especialista pode indicar vários tratamentos que ajudam a ‘proteger’ o colágeno existente no organismo, evitando a sua perda. "Medicamentos via oral, como vitaminas, licopeno, resveratrol, pomegranate e outros antioxidantes podem inibir a produção de enzimas que quebram as fibras colágenas, reduzem o dano solar e protegem a pele de manchas", aponta. 

Mas a médica alerta: o consumo de colágeno via oral não tem efeito sobre a firmeza da pele. Ingerir a substância, seja em pó, cápsulas ou mesmo na gelatina, não contribui para a formação de novas fibras nem evita a perda. "O colágeno, ao ser consumidor via oral, é digerido no estômago e o processo quebra a proteína, transformando-a em aminoácidos que terão outra função no organismo", explica. "Hoje, ainda não há nenhuma comprovação científica de que haja benefício na ingestão. São necessários mais estudos antes de haver a indicação efetiva desse medicamento no tratamento contra o envelhecimento". 

A especialista explica que o uso de cosméticos que têm colágeno em sua formulação também não resultam em uma pele mais jovem e bonita. "O colágeno não vai penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo a firmeza. O que o dermatologista pode indicar são cremes e loções de uso tópico que contêm substâncias que irão estimular a produção das fibras, como o ácido retinóico, por exemplo".

Retirado de http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--15-20130705


Gelatina e Flacidez 

Por: OSVALDO NETO

Diariamente na rotina do consultório me deparo com mulheres consumindo compulsivamente gelatina com objetivo de reduzir flacidez corporal. Algumas adicionam nesta terapia anti-flacidez cápsulas de colágeno que vendedores de lojas de produtos naturais prometem resolver tal problema. Estas vendedoras são as mesmas que vendem ração humana com objetivo de emagrecimento, produto com alto grau de açúcar e que a maioria das pessoas que consomem ganha alguns quilinhos extras ao invés de perder, pois não fazem o mais importante: adequar à alimentação. Acreditam em algum alimento ou substância milagrosa.
Voltando a gelatina, não existe comprovação científica de tal efeito. A gelatina é uma proteína animal de baixo valor nutricional, devido à falta de alguns aminoácidos essenciais, como a metionina. Assim que a gelatina sofre digestão, a proteína se transforma em aminoácidos e nessa condição será absorvida. Esses aminoácidos serão transportados ao fígado e aos demais tecidos, onde cumprirão suas funções específicas.
Assim como a gelatina, todos os alimentos protéicos ingeridos terão o mesmo processo digestivo e fornecerão aminoácidos à célula. Portanto, a síntese de proteínas que reduzem o problema da flacidez será a partir dos aminoácidos de todos os alimentos ingeridos e não somente dos da gelatina. Pensando desta forma, proteínas completas, como proteína do soro do leite, peito de frango e clara de ovo serão mais eficazes no combate à flacidez já que possuem todos os aminoácidos essenciais. Além disso, a gelatina normal contém açúcar, no qual se consumida em grande quantidade não resolverá a flacidez e ainda resultará em ganho de gordura. Vale ressaltar que nesse caso o melhor seria a gelatina diet zero açúcar, que poderia ser batida com proteína do soro do leite e daí sim contribuir para tal efeito.
Não podemos esquecer-nos da atividade física com pesos que é essencial neste processo. E as cápsulas de colágeno? Funcionam? O colágeno efetivo a ser utilizado é o hidrolisado, produto com assimilação de mais de 90% pelo organismo. O problema é que as vendedoras comercializam em cápsulas de 500mg e sugerem 2 cápsulas/dia. Um grama ao dia? Estão de brincadeira, é igual comer ½ colher de sopa de carne moída. Ou você toma 10-20 cápsula ao dia ou sugiro manipular sachês com 5 a 10 gramas e diluir em água, nunca esquecendo as outras proteínas na dieta e o exercício com pesos.
Por: OSVALDO NETO
Mestrando em Farmácia (Produtos Naturais)
Especialista em Fitoterapia
Especialista em Nutrição Esportiva
Nutricionista da equipe de treinamento do professor Waldemar Guimarães
 Retirado de :http://www.waldemarguimaraes.com.br/2011/04/03/gelatina-e-flacidez/

Nenhum comentário:

Postar um comentário